HomeHome  |  ContactoContacto  |  LoginLogin
23 Marzo 2017 | 02:17 AM
Facebook Twitter  Español  |  English  |  Português
    
      
Imprimir
Twitter
Facebook

Abertas inscrições para Curso de Elaboração de Plano de Dados Abertos (02-02-2017)

Abertas inscrições para Curso de Elaboração de Plano de Dados Abertos
Estão abertas as inscrições para o Curso de Elaboração de Plano de Dados Abertos. A capacitação é voltada preferencialmente para servidores públicos envolvidos com atividades de Tecnologia da Informação (TI), Dados Abertos e monitoramento da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de novembro de 2011). Os interessados em participar da formação à distância devem se inscrever até 23 de março.

“O caminho para construirmos um governo transparente e com participação social passa pela abertura de dados governamentais. Os servidores do ministério estão à disposição dos órgãos para trabalharmos juntos na elaboração desses planos”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Marcelo Pagotti. A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) é responsável pela coordenação da Política de Dados Abertos, instituída pelo Decreto nº 8.777.

Os dados são abertos quando disponibilizados em formato que pode ser tratado por pessoas e máquinas. “A abertura de dados favorece empresários, pesquisadores, estudantes e também toda a sociedade, que pode ser beneficiada por novos serviços públicos desenvolvidos”, explicou Pagotti. Qualquer cidadão pode livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, estando sujeito, no máximo, a exigência de creditar a sua autoria.

A formação é uma parceria do MP com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O curso, oferecido na modalidade a distância, tem carga horária de 20 horas e três semanas de duração. A capacitação será iniciada no dia 28 de março de 2017.

Portal

A nova versão do Portal Brasileiro de Dados Abertos (dados.gov.br) foi lançada em dezembro de 2016 pela STI. O trabalho para auxiliar na construção dos PDAs tem o objetivo de garantir a sustentabilidade, perenidade, atualização e catalogação das informações no sítio. Até o momento, cerca de 35 órgãos já elaboraram seus planos.

A Política de Dados Abertos está alinhada com a Estratégia de Governança Digital (EGD), documento que orienta as ações de Tecnologia da Informação (TI) do governo federal até 2019.

Fonte: Ministério do Planejamento
© 2014 - RedGealc.org
Home  |  Contacto  |  Login
Rss
Twitter
Facebook